quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Publicidade e as Crianças ( Trabalho)
Publicidade e as Crianças
1- A Criança e a Mídia
Significado de Mídia: refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicaçao de massa, pode ser considerado sinónimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).
Por ser detentora de grande poder, a mídia tenta atrair e conquistar o seu público de todas as formas possíveis e inimagináveis, tendo quase sempre uma programação específica para o público infanto-juvenil.
Na televisão, temos desenhos animados e programas infantis; na grande indústria cinematográfica, temos grandes produções destinadas as crianças e adolescentes, de todas as idades, com filmes, contos, que se utilizam cada vez mais da grande tecnologia; na mídia impressa, utilizam-se do poder das cores e desenhos cada vez mais atractivos.
Com o seu poder utópico, ou seja com "o mundo encantado", a mídia, vem conquistando cada vez mais as crianças que são praticamente induzidas a viver num mundo de sonhos e fantasias, onde o bem vence o mal; o mocinho sai vitorioso e o bandido é preso ou exterminado; a princesa encontra o príncipe; em fim, histórias todas com final feliz.
De acordo com estimativas da eMarketer, 20.2 milhões de crianças americanas com menos de 11 anos vão usar a internet pelo menos uma vez por mês. Isso representa uma fatia de 39,9% desse grupo. Até 2014, o número terá subido para 24.9 milhões de crianças ou 47,8% dessa faixa etária.
De acordo com estimativas da eMarketer, 20.2 milhões de crianças americanas com menos de 11 anos vão usar a internet pelo menos uma vez por mês. Isso representa uma fatia de 39,9% desse grupo. Até 2014, o número terá subido para 24.9 milhões de crianças ou 47,8% dessa faixa etária.
Uma outra pesquisa interessante sobre o comportamento das crianças em relaçao á midia digital é o feito"pass-back"- pais que deixam seus filhos brincarem com seus aparelhos movéis ( telémovel, iPad, etc).Segundo o Joan Ganz Cooney Center,as crianças usam os electrónicos importáveis dos pais principalmente para jogar ,mas também para ver fotos, vídeos e ouvir música. Passam, em média ,de 5 a 20 minutos com o aparelho ,a cada vez que conseguem por a mão nele. .
Opinião de um Autor:
Basicamente, as questões de educação para a mídia e participação das crianças estão relacionadas aos direitos da criança, não só com relação à mídia, mas também na sociedade — direitos que são fundamentais para ampliar a democracia. De acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança — cuja vigência completou dez anos em 1999 — a criança deve ter acesso a informações e materiais de várias fontes nacionais e internacionais, especialmente àquelas que objectivam a promoção de seu bem-estar social, espiritual e moral (do artigo 17); a criança deve ter direito à liberdade de expressão (do artigo 13); e a criança tem o direito de expressar sua opinião com relação a todos os assuntos que a afectam (do artigo 12). Ainda mais hoje em dia — quando a mídia/telecomunicações representa uma área com crescimento recorde nas duas últimas décadas — a explosão da mídia significou uma verdadeira globalização.
Este enxerto foi retirado do livro:
“A CRIANÇA E A MÍDIA: imagem, educação, participação
Que se encontra no Site:
unesdoc.unesco.org/images/0012/001278/127896por.pdf
Vídeo:
Se quiserem saber mais sobre este tema podem pesquisar nestes links aconselhados por nós:
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Media
2. http://educarparaosmedia.blogspot.com/2005/11/as-crianas-e-publicidade.html
Trabalho realizado por: Benedita Portugal e Diana Raimundo
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
" Publicidade e as crianças"
olá Professor, o nosso tema é "Publicidade e as crianças" e os nossos objctivos são:
· Melhorar
Pretendo fazer um trabalho com imagens, texto e é provável inserir um vídeo.
Com este trabalho também pretendo aprofundar os meus conhecimentos.
· Conhecer e divulgar
Perguntar a pessoas já experientes.
E como a publicidade influencia o ser humano.
Conhecer e divulgar sites e pessoas que trabalhem este tema.
· Identificar
Casos concretos de “vítimas” deste tipo de publicidade.
Histórias reais desse tipo de “vítimas”.
· Reflectir sobre
A publicidade enganosa.
Com este trabalho pretendo prevenir os pais e as crianças das coisas boas e más da publicidade.
· Desenvolver
As minhas capacidades sobre este tema.
Subscrever:
Mensagens (Atom)